domingo, 15 de abril de 2012

Principais diferenças entre MS-Excel e BrOffice Calc



Para quem vai prestar concursos onde o conteúdo programático contém programas das plataformas Windows e Linux e seus pacote Office, é fundamental conhecer lagumas diferenças de funcionamento entre estes dois programas:

1- EXTENSÃO DE ARQUIVO*
EXCEL
.xls - caso o programa seja integrante de qualquer versão do pacote office Microsoft de 1997 à 2003.
.xlsx - caso o programa seja versão 2007 ou 2010.
SOMENTE A VERSÃO 2010 PODE SALVAR E ABRIR ARQUIVO EM FORMATO .ODS

CALC
.ods - Open Document


2-GRAFIA DO NOME DAS FUNÇÕES**
EXCEL
Nas funções que contem acento em seu nome, não é obrigatório a colocação deste acento, por exemplo: MÍNIMO, MÁXIMO, média. Estes nomes podem ser escritos minimo, maximo, MEDIA. E podem ser escrito em letras maiúsculas ou minúsculas, conforme o exemplo. O excel completará automaticamente o acento caso você digite os nomes das funções sem eles.

CALC
É OBRIGATÓRIO a utilização dos acentos nos nomes das funções. Caso você esqueça de colocá-los o CALC exibirá um erro.



3-REFERENCIAR O VALOR DE UMA CÉLULA QUE SE ENCONTRA EM OUTRA PLANILHA
EXCEL
Para referenciar o valor de uma célula que está em outra planilha, na mesma pasta de trabalho, por exemplo incluí-la em uma soma, escrevemos desta forma: =PLAN1!A1+B6, onde =PLAN1 é o nome da planilha (da aba que está na parte inferior esquerda da janela), ! separa o nome da planilha do endereço de célula daquela planilha que será utilizada, B6 é o endereço de célula da planilha atual.






































CALC
A referência de célula em outra planílha é feita com um ponto (.) no lugar do ponto de exclamação (!) utilizado no Excel. Então o mesmo exemplo utilizado acima no CALC seria editado da seguinte forma: =PLANILHA1.A1+B6. No Calc, por default (padrão), o nome das planilhas é PLANILHA1, PLANILHA2, etc., diferente do Excel que são nomeadas por PLAN1, PLAN2, etc.


4-COMPLETANDO NÚMEROS SEQUENCIAIS COM A ALÇA DE CÓPIA OU ALÇA DE PREENCHIMENTO.
EXCEL
Para que o Excel complete automaticamente as células com números sequenciais é necessário a selecionar duas células indicando qual é a P.A. (progressão aritmética) que o excel realizará o complemento, clique na alça de preenchimento ou alça de cópia, e puxe para as próximas células. Para a direita e para baixo o Excel completará as células com os valores sequenciais crescente. Clicando na alça de preenchimento e puxando para cima ou para a esquerda o Excel completará sequencialmente de forma decrescente. Com um único valor selecionado e clicando-se na alça de preenchimento o Excel copiará o valor desta célula para as demais.

CALC
Com apenas uma célula selecionada, clicando e puxando na alça de preenchimento, o Calc completará as próximas células com os valores sequenciais, crescente puxando a alça de preenchimento para a direita e para baixo e decrescente quando puxada para cima e para a esquerda.


5-INDICATIVO DE INÍCIO DE FUNÇÃO
EXCEL
No Excel para inciar a edição de uma função pode-se iniciar com o sinal (=) ou (@), somente na função, em fórmulas não funciona. Ex. =MÉDIA(B3:B10) ou @MÉDIA(B3:B10)

CALC
Para início de edição de funções no Calc o sinal é (=). Ex. =MÉDIA(B3:10)

__________________________________________________________________________________

* Extensão de arquivo são algumas letras que indicam o padrão em que o arquivo foi construído e, associado a este padrão, há programas que são capazes de abrir e editar aquele tipo de arquivo. No caso do pacote Office Microsoft fica assim:
.doc - Word (97-2003)
.docx - Word (2007-2010)
.xls - Excel (97-2003)
.xlsx - Excel (2007-2010)
.ppt - Power Point (97-2003)
.pptx - Power Point (2007-2010)

** Uma função no Excel ou Calc são diferenciada por fórmula por possuirem nome, =soma, =média, etc. As fórmulas não possuem nome, são editadas pelos endereços das células e dos operadores aritméticos, =B3+B4, =C5-D10, etc.
___________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário